Trabalhos científicos

Relatório 2011 Projeto: A música como área de construção de conhecimento, de emancipação e de libertação humana.
O ano 2011, no projeto A música como área de construção de conhecimento, de emancipação e de libertação humana foi marcado por profundas mudanças quanto ao projeto original. A seguir um resumo do projeto e breve exposto das transformações.
A música como área de construção de conhecimento, de emancipação e de libertação humana é uma pesquisa na área da música, educação e sociedade, que foi desenvolvida em espaço não formal no Município Quinze de Novembro-RS com dezoito crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos de idade, participantes da Orquestra de Reciclados Reação. Este projeto foi iniciado no ano de 2007 com o título, (Re)Construindo conceitos de Música e Meio Ambiente com ações ativo-críticas e humanizadoras nas Ações Educativas Complementares do MEC, através do Projeto Chico Mendes. O projeto base tinha objetivos ambientais, sociais, culturais e educacionais. A partir do 2º semestre de 2007 começou a ter apoio do Departamento do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal do Município de Quinze de Novembro. O objetivo principal era conscientizar os jovens e adolescentes do Município, da importância da preservação do meio ambiente tendo como permeador a música. No ano 2008 foi premiado no prêmio CODIC/FAMURS 2008 ficando entre os 3 melhores projetos de música do estado do RS. Todos participantes foram provenientes do ensino fundamental e médio deste município. Através de uma proposta teórico-metodológica que procurou desenvolver-se pelo viés da pesquisa participante, na perspectiva da dialética, num processo de avaliação contínuo, através de diálogos problematizadores entre/com os sujeitos do processo; pais, professores, alunos, escola, apoiado em observações e registros (fotos, entrevistas, vídeos), no movimento da ação-reflexão-ação, buscou-se compreender que a música, embora presente em todos os momentos e espaços da sociedade é área específica do conhecimento e para tal deve-se buscar ações que contemplem tal pensamento. Para o desenvolvimento e implantação desta proposta educativa, que entre suas características esta a inclusão social e a preservação do meio ambiente através da música, outras linguagens foram utilizadas objetivando construir e demonstrar recursos didáticos e pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem da música onde possam de forma direta ou indireta, colaborar para/na formação do sujeito.
No inicio do ano 2011, não somente a distancia Passo Fundo-RS/Quinze de Novembro (224Km semanais), mas as apresentações artísticas que coincidiam com a docência na Universidade de Passo Fundo, foram fatos marcantes para a inviabilização da continuidade do projeto. Neste sentido foi decidida, conjuntamente com a mantenedora (Prefeitura de Quinze de Novembro) e a Orquestra de Reciclados Reação a suspensão do projeto por tempo indeterminado. Por tratar-se de um projeto de pesquisa que também tem ligações intrínsecas com a extensão, onde busca-se, entre tantas coisas conforme exposto acima, trabalhar a musica como forma de colaborar para a formação dos sujeitos, envolvendo acadêmicos da UPF (Curso de Música, Bacharelado em Percussão), resolvemos desenvolver o projeto dentro da Universidade de Passo Fundo, (Laboratório de Percussão). Neste sentido, foram criados alguns subprojetos, que serão expostos a seguir, cada qual com suas especificidades buscando contemplar os objetivos propostos no projeto original.
- Subprojeto 1: Grupo de Percussão da FAC-UPF. Único do sul do país (9 participantes)
- Subprojeto 2: Intercambiando culturas através do tambor. Grupo de percussão formado por comunidade, acadêmicos bolsistas do México, Argentina e Espanha (9 participantes).
- Subprojeto 3: Repercutindo Kids - Grupo de percussão. Formado por crianças e adolescentes entre 10 a 13 anos (7 participantes)
- Subprojeto 4: Sem nome definido. Grupo com
aproximadamente 20 crianças em situação de vulnerabilidade social provenientes do bairro Corralinho e São Luiz (Passo Fundo).
Obs. Os resultados alcançados neste subprojeto foram de grande relevância, tendo chamado atenção de professores, acadêmicos, funcionários da UPF, e também da mídia escrita e de TV locais, onde reportagens e programas foram realizados apresentando a comunidade de Passo Fundo e região seus resultados.
Convém deixar registrado, mesmo que por informações de cunho informal, o alto índice de reprovação dos ex-participantes da Orquestra de Reciclados Reação e também a reclamação por parte dos pais dos ex-participantes quanto a falta que este projeto esta fazendo na educação de seus filhos e em sua comunidade.
Portanto, apesar de apenas um ano neste novo formato e tendo como base os benefícios gerados não somente a acadêmicos, comunidade universitária, comunidade do município de Passo Fundo e região, visando a continuidade do projeto em questão, solicitasse a renovação do referido projeto de pesquisa.

Mesa Redonda sobre a ação social do percussionista no 1° Encontro Gaucho de Percussão - Universidade Federal de Santa Maria-RS

A música mediadora de uma proposta educacional reflexiva, humanizadora e com possibilidades emancipatórias - Palestra aos professores da Escola Chácara das Flores em Santa Maria-RS 24-08-07.

Apresentação com Grupo Reação - Projeto Chico Mendes em Santa Maria-RS 25-08-07

Bicho de Quatro Cabeças (Quarteto de Musica Instrumental Brasileira)

Desfile 7 de Setembro com Banda do Colégio São José (Erechim-RS)

Desfile na comemoração da Semana da Pátria 16-09-07 (Programa Ações Educativas Complementares do MEC no Projeto Chico Mendes - XV de Novembro/RS)

Apresentação no desfile comemorativo à Semana da Pátria 16-09-07 (Programa Ações Educativas Complementares do MEC no Projeto Chico Mendes - XV de Novembro/RS)

Work shop sobre bateria Brasileira - FAC - UPF 2008

Grupo Reação na Assembléia Legislativa (Porto Alegre - RS) 22.10.07

Carnaval 2008 em Campo Novo do Parecis-MT com Banda Pérola-Paraná